900 atrações durante 24 horas espalhadas por 114 locais de São Paulo. Essa é a Virada Cultural 2012
Neste fim de semana, a cidade de São Paulo abrigará pela oitava vez a Virada Cultural. O evento, que começa às seis da tarde do sábado, dia 5, e termina às 18h do domingo, 6 de maio, contará com mais de 900 atrações entre shows musicais, peças teatrais, aulas de culinária, filmes, apresentações burlescas e apresentações de stand-up comedy. Época São Paulo reuniu alguns destaques da Virada para que você possa montar sua própria programação.
Shows
A virada será eclética no campo musical. A praça da República trará nomes importantes do jazz, hip hop, soul, funk, e tango. O Largo São Francisco apresentará rodas de samba e na praça Júlio Prestes, o palco concentrará ritmos africanos, fechando com um show de Gilberto Gil, às 18h do domingo.
O tradicional palco temático tomará o bulevar São João, onde a cantora Elis Regina será homenageada. No ano em que se completam 30 anos de sua morte, 13 cantoras e Jair Rodrigues irão relembrar 14 discos marcantes de sua carreira. Já na altura do número 1100 da famosa avenida, Os Mutantes subirão ao palco às 2h do domingo. Ao meio-dia é a vez de os Titãs refazerem sua trilha ao apresentar as músicas do álbum “Cabeça Dinossauro”, de 1986.
Tema da maratona na edição passada, os Beatles voltam nesta Virada, só que em ritmo bem brasileiro. O Bloco do Sargento Pimenta, um dos grandes sucessos do carnaval carioca, esquentará a manhã de domingo, tocando a partir das 6h os clássicos do quarteto inglês com direito a paradinha.
Outras apresentações mais incomuns tomarão a praça Ramos de Azevedo e a rua Araújo. Na praça, pianistas suspensos por uma grua realizarão apresentações lá do alto, em um “piano voador”. Em frente à boate Love Story, o clima será outro, com um show de cabaré a céu aberto. Integram a programação apresentações de pole dance e shows de artistas como Rita Cadillac e Gretchen.
Aplicativo da Virada Cultural já é mais baixado da Apple Store
Stand Up Comedy
Depois do sucesso dos shows de humor em 2011, os comediantes voltam a divertir o público agora em palco na praça da Sé, diante da Catedral. O humorista Tom Cavalcante dará o pontapé inicial às 20h de sábado. Ele será seguido por oito grupos de comediantes que se revezarão em apresentações com três horas de duração. No time de humoristas estão Rafinha Bastos e Danilo Gentili (exs-CQC), Fabio Silvestre (A Praça é Nossa), Fabio Rapin (Comédia MTV) e Gustavo Mendes (Casseta e Planeta).
Ao longo das 24 horas, o evento reunirá mais de 900 atrações distribuídas em 114 locais da cidade Neste fim de semana, a cidade de São Paulo abrigará pela oitava vez a Virada Cultural. O evento, que começa às seis da tarde do sábado, dia 5, e termina às 18h do domingo, 6 de maio
Peças teatrais
Pela primeira vez, a Virada terá espetáculos teatrais encenados ao ar livre. O palco montado no Pátio do Colégio contará com comédias, musicais, dramas shakespearianos, peças infantis e monólogos. O Sesc Belenzinho homenageará o centenário de nascimento do dramaturgo Nelson Rodrigues, com encenações e um bar ao estilo carioca, com samba e outras referências ao universo rodriguiano.
Cinema
O cinema estará presente em cinco locais da Virada – Cine Olido, Cine Dom Josér, CineSesc, Cine Windsor e na Câmara Municipal – apresentando uma programação variada com mais de 45 títulos do cinema brasileiro e internacional. O público poderá conferir duas pré-estreias nacionais. Os mais cinéfilos poderão assistir a 24 horas de bangue-bangue, drama, trapaças e humor no auditório Prestes Maia, na Câmara Municipal. Ou optar por uma maratona com 11 filmes de Gene Kelly, o grande astro dos musicais, que recebe homenagem em seu centenário.
A programação de cinema é gratuita, mas é preciso obter os ingressos que serão distribuídos nos próprios locais de exibição, uma hora antes do início de cada sessão. Cada pessoa poderá retirar apenas dois ingressos.
Infantil
As crianças poderão aproveitar 40 atrações espalhadas pela cidade. A maior parte da programação está concentrada nas unidades do Sesc e CEUs, como o show do grupo Palavra Cantada que acontecerá no Sesc Itaquera. O Centro Cultural de São Paulo fará uma versão infantil do evento, aViradinha Cultural, com apresentações musicais, contação de histórias e atividades noturnas com o Grupo Teatral Parlendas. Haverá também shows de mágica, na rua Direita; apresentação de um coro infanto-juvenil na Pinacoteca de São Paulo; jogos, brincadeiras e contação de histórias no Museu da Língua Portuguesa; oficina de bonecos de corda, teatro e espetáculos musicais na Casa das Rosas e apresentação da peça Saltimbancos no Shopping Light.
Culinária
O Minhocão unirá a alta gastronomia à comida de rua em 20 barracas, nas quais o público poderá saborear pratos preparados por chefs dos melhores restaurantes da cidade. Os pratos serão vendidos a preços populares, entre R$5 e R$15, com pagamento somente em dinheiro. A atração começa à meia noite do domingo, dia 6, com 500 porções da Galinhada Dalva e Dito, de Alex Atala. Duas horas depois, o francês Erick Jacquin entra no circuito para servir a tradicional sopa de cebola até às 6 da manhã. Os demais chefs darão sequência na ação a partir das 8 horas do domingo.
Quem não conseguir uma refeição com assinatura de chef poderá recorrer aos dez bolsões de alimentação que terão as tradicionais barracas de pastel e uma filial da Festa do Imigrante, com barracas típicas.
►
Vai perder?