sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

• Justiça obriga São Paulo

a devolver a Taça

Troféu deve ficar em posse da entidade estatal até que exista uma resolução final sobre o caso

O juiz Gustavo Quintanilha Telles de Menezes, da 50.ª Vara Cível do Rio de Janeiro, determinou nesta terça-feira que o São Paulo tem 24 horas para devolver o troféu Copa Brasil, conhecido popularmente da 'Taça das Bolinhas', que deve ficar em posse da Caixa Econômica Federal até que haja uma resolução final sobre o caso.

Uma semana depois de entregar ao clube do Morumbi o troféu, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reconheceu nesta segunda como legítimo o título brasileiro do Flamengo conquistado em 1987. Com isso, teoricamente, o time rubro-negro teria direito à 'Taça das Bolinhas', pois foi o primeiro clube a faturar cinco vezes a competição mais importante do País.

A medida cautelar da Justiça é consequência de uma ação impetrada pelo Flamengo. A CBF é ré no caso, pois na semana passada, mesmo com a liminar obtida pelo time do Rio de Janeiro, entregou o troféu ao São Paulo.

O clube paulista diz ainda não ter conhecimento da nova decisão. No entanto, se a 'Taça das Bolinhas' não for devolvida, pode ser expedido um mandado de busca e apreensão para que ela seja tirada do Morumbi. Além disso, o São Paulo ficaria sujeito a uma multa.

Histórico. A 'Taça das Bolinhas' foi criada em 1975 para ser entregue ao primeiro pentacampeão brasileiro ou ao clube que conquistasse o Brasileirão por três vezes de forma consecutiva. O Flamengo se considera o primeiro pentacampeão nacional, mas, até a última segunda-feira, a CBF não reconhecia o título da Copa União de 1987 como a conquista de um título do Campeonato Brasileiro. Depois, passou a reconhecê-lo, e o Fla foi declarado campeão daquele ano ao lado do Sport Recife - vencedor de torneio paralelo realizado pela CBF na mesma temporada.

A entrega do troféu gera polêmica desde 2007, quando o São Paulo ganhou o Campeonato Brasileiro pela quinta vez em sua história. Em abril de 2010, o Flamengo fez uma solicitação à CBF, pedindo uma reavaliação da decisão que aponta o Sport como campeão nacional de 1987.

Como diz o Juca Kfouri, CBF, a Casa Bandida do Futebol aprontou mais uma.


Nenhum comentário:

 

Usage Rights

DesignBlog BloggerTheme comes under a Creative Commons License.This template is free of charge to create a personal blog.You can make changes to the templates to suit your needs.But You must keep the footer links Intact.

Real Time Web Analytics