“Existe um projeto chamado Internet Interplanetária sendo testada na ISS (Estação Espacial Internacional). Estou trabalhando nela desde 1998 com a NASA”, disse Cerf ao ser questionado por um telespectador se um dia haverá conexão à internet em outros planetas.
“Novos protocolos serão necessários para se fazer as comunicações interplanetárias. Porque o atual sistema TCP/IP [o protocolo em que se baseia a internet atual] simplesmente não funciona em viagens de longa distância”, explicou.
"Estamos quase prontos para fazer a comunicação com Marte e missões que ocorrerão em 2015 e 2016. Algumas pessoas dizem: ‘É um maluco, espera se comunicar com extraterrestres?’ E eu digo: ‘Não, eu espero que as naves espaciais possam se comunicar entre elas e com a Terra’. É para isso que servem os novos protocolos”, disse ainda Cerf.
O executivo também comentou sobre a nave Epoxi, que está em órbita do Sol, já está equipada com os protocolos interplanetários (codenome Bundle) para testa-los. Ele acrescenta que ainda é preciso padronizar a tecnologia e tornar disponível aos países que exploram o espaço.
► Depois do mundo, o universo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário