sábado, 7 de agosto de 2010

• Empresas não podem

mais demitir alcoólatras

Aprovado o projeto de lei que proíbe demissão por justa causa por alcoolismo

O Senado Federal, por meio de sua Câmara para Assuntos Sociais (CAS), aprovou dia 4, um projeto de lei que proíbe as empresas de demitirem por justa causa funcionários que sofrem de alcoolismo.

Atualmente a legislação trabalhista considera a “embriaguez habitual” um desvio de conduta e admite demissão por justa causa. Nesse sentido, o projeto de lei costurado pelo senador carioca Marcelo Crivela busca trazer para o campo jurídico o consenso entre médicos e sociedade: alcoolismo é uma doença.

Essa medida pode ser encarada como um primeiro passo da modernização das leis trabalhistas. Além de sintentizar o consenso médico corrente, o projeto de lei confere um aspecto de dignidade para o alcoolátra crônico. No entanto, os efeitos sociais desse projeto de lei serão lentos, já que na sociedade moderna ainda perdura o preconceito de associar alcoolismo com vagabundagem.

E pra você? Alcoolismo é doença?

Um comentário:

Unknown disse...

Pra mim é... Ser incapaz de tomar uma simples decisão como parar de beber (ñ pra sempre, no momento) não é normal. E quando a pessoa passa a correr e oferecer riscos por causa disso principalmente. Ela perde o controle sobre si mesma e precisa de ajuda. Portanto é doença.

 

Usage Rights

DesignBlog BloggerTheme comes under a Creative Commons License.This template is free of charge to create a personal blog.You can make changes to the templates to suit your needs.But You must keep the footer links Intact.

Real Time Web Analytics