Uma nova rede social chamada Bubbly está fazendo os indianos deixarem de twitar para, digamos, "bublear". Acionado via celular ou telefone fixo, o serviço, que basicamente é uma versão do Twitter mas com mensagens de áudio, vem ganhando popularidade rapidamente entre os jovens do país. Em apenas quatro semanas, o Bubbly já alcançou a marca de 500 000 usuários.
O investimento em marketing dos proprietários do Bubbly (a Bubble Motion), até agora, foi zero. O que impulsionou a divulgação e o crescimento viral do serviço foi a entrada de algumas estrelas de Bollywood (como é conhecida a poderosa indústria cinematográfica da Índia) como early adopters da rede social. Os atores Kareena Kapoor e Aamir Khan, por exemplo, usaram o Bubbly para falar pela primeira vez sobre a premiére do novo filme protagonizado por eles.
O CEO da empresa, Tom Clayton, revelou ao AdAge que o Brasil, Japão, Filipinas e Indonésia são os próximos mercados nos quais ele pretende lançar o serviço, deixando para um outro momento os Estados Unidos e a Europa. O executivo diz que escolheu os países por conta de suas grandes populações e da grande penetração da telefonia móvel - muito superior à Internet em todos, excluindo o Japão.
O Bubbly funciona assim: qualquer pessoa pode se cadastrar e começar a seguir um amigo, um familiar, um político ou uma celebridade. O post de novas mensagens é gratuito.
Quando uma nova mensagem é gravada e postada por uma pessoa, seus seguidores recebem um alerta. Para escutar as mensagens, que duram em média trinta segundos, paga-se o tempo da ligação telefônica.
O modelo de negócio da Bubbly na Índia é baseado na divisão dos lucros entre os parceiros do serviço e as operadoras de telefonia.
► Seria o Bubbly o mais novo candidato a destruir o império do Google?
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