Dois pesquisadores do HP Labs resolveram testar de uma maneira científica a precisão com que as menções de filmes no Twitter antes de seu lançamento conseguem refletir o atual sucesso quando eles finalmente chegam às salas de cinema. Os resultados mostram que a precisão é impressionantemente alta.
Ao analisar as tuítadas positivas e negativas feitas sobre os filmes logo antes do final de semana de seu lançamento, os pesquisadores concluíram que é possível saber com 97,3% de certeza se o lançamento será um sucesso. Esse número é maior do que o da Hollywood Stock Exchange, uma bolsa de valores virtual de filmes, que é usada como referência hoje em dia e possui uma taxa de acerto de 96,5%.
Apesar da precisão obtida pelos pesquisadores ser impressionante, já era de se esperar que se as pessoas estão falando positivamente de algum filme ele irá fazer sucesso. Interessante mesmo será se alguma pesquisa conseguir analisar o efeito que essas menções positivas possuem em conseguir influenciar pessoas ainda indecisas se querem ver o filme ou não. Claro, nesse caso seria uma pesquisa muito mais complexa, mas muito mais útil.
► Twitter is the new mãe diná
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