quinta-feira, 10 de novembro de 2011

• Rinoceronte Negro é

declarado oficialmente

extinto

Subespécie de rinoceronte não existe mais, informam cientistas

Não restam mais rinocerontes negros vivendo na natureza no Oeste da África, aponta levantamento de espécies ameaçadas realizado pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), que agora declara a subespécie como extinta. Uma subespécie de rinocerontes brancos também está listada como potencialmente extinta pela organização.

A atualização anual da chamada "Lista Vermelha" da IUCN agora mostra quantidade recorde de espécies ameaçadas. Segundo a organização, apesar dos esforços pela conservação, 25% dos mamíferos do mundo estão sob risco de desaparecerem.

Parte do mais recente trabalho reavaliou diversos grupos de rinocerontes. Assim, além de declarar o rinoceronte negro do oeste ( Diceros bicornis longipes), ela mostra o rinoceronte branco do norte ( Ceratotherium simum cottoni), uma subespécie da África Central, como à beira da extinção. Também acredita-se que o último rinoceronte de Java ( Rhinoceros sondaicus) fora de Java tenha desaparecido.

De modo geral, as populações de rinocerontes negros e brancos têm aumentado, mas algumas subespécies estão particularmente vulneráveis à ação de gangues de caçadores ilegais em busca de seus valiosos chifres.

- Eles tiveram o azar de viver em lugares onde nós simplesmente não podemos garantir a segurança deles - disse Simon Stuart, presidente da Comissão pela Sobrevivência de Espécies da IUCN à BBC News. - É preciso imaginar o animal andando por aí com um chifre de ouro. Esta é a imagem, este é o valor e para isso é preciso ter um alto nível de segurança.

Leve seus filhos ao Zoológico, enquanto alguns animais ainda existem. Porque se depender a ação do homem, logo, logo...

Nenhum comentário:

 

Usage Rights

DesignBlog BloggerTheme comes under a Creative Commons License.This template is free of charge to create a personal blog.You can make changes to the templates to suit your needs.But You must keep the footer links Intact.

Real Time Web Analytics