Space Ghost e o Teleton
O Buraco da Justiça
Space Ghost Costa a Costa
Space Ghost de Costa a Costa é uma paródia em animação de programas de entrevistas exibido no canal pago Cartoon Network. Estreou em 1994. Os personagens principais são Space Ghost (Tad Ghostal), um super herói de desenho animado criado pela Hanna-Barbera que estrelava uma série animada da década de 1960 que levava seu nome, Zorak e Moltar, dois de seus inimigos, agora atuando como auxiliares. Outros antigos vilões aparecem, incluindo Brak, Lokar, Metallus, Viúva Negra e Tansut, todos da antiga série de Space Ghost. Esse talk show fictício é gravado no estúdio de Space Ghost no Ghost Planet. Space Ghost também tem um irmão gemêo maligno chamado Chad, que é relativamente mais inteligente. Ele pode ser distinguido pelo uso de cavanhaque, pela voz mais grave e pelo uso de gírias.
Várias celebridades são entrevistadas no programa. Elas são exibidas em uma tela de TV ao lado de Space Ghost, e, diferente do personagens centrais, eles não são animados.
Space Ghost de Costa a Costa geralmente usa o formato de talk show como padrão, mas várias vezes altera esse esquema. O próprio Space Ghost é caracterizado como sendo incrivelmente estúpido. Ele aparentemente acredita que seus convidados são outros super heróis e geralmente inicia as entrevistas perguntando sobre superpoderes. Suas interações com os convidados é muitas vezes ofensiva e ilógica.
Algumas vezes é difícil acreditar que o convidado sabe a natureza do programa do qual está participando. Muitas vezes as respostas não batem com as perguntas de Space Ghost, e isso se deve ao fato de que elas são muitas vezes mudadas após a entrevista. Sua relação com seus ajudantes é pior ainda. O líder da banda do programa, Zorak, um louva-deus monstruoso, e seu produtor, um homem de lava dentro de uma armadura chamado Moltar, trabalham para Space Ghost como punição pelos seus crimes, e eles não fazem questão nenhuma de esconder o fato de que eles o odeiam.
Space Ghost demonstra ser arrogante, egocêntrico, desinformado, desconhecedor da sua estupidez e violento quando provocado. Seus poderes incluem invisibilidade, vôo, e a habilidade disparar rajadas enérgeticas de seus pulsos. Zorak é a personificação do mal e passa todo seu tempo no programa fazendo gozações de Space Ghost, o que geralmente acaba fazendo com que seu patrão dispare rajadas nele. Moltar é mais plácido em relação à sua situação, mas prefere assistir reprises da série CHiPs em seu monitor do que exercer sua função.
Os episódios tem uma duração média de 15 minutos, que são exibidos de dois em dois. Em 1995, o Cartoon Network criou um spin-off chamado Cartoon Planet, que mostra Space Ghost e seus amigos tentando apresentar um programa de televisão no Cartoon Planet. Inicialmente o programa era exibido logo após Costa a Costa. Outro spin-off foi O Show do Brak, uma sitcom que mostra Brak como um adolescente ao lado de sua família.
Produção
Parte da natureza surrealista do programa vem das respostas e ações desconexas dos convidados em relação às perguntas de Space Ghost e outros elementos do estúdio. Esse é um resultado intencional do processo de produção que foi experimentado pela primeira vez no piloto da série, nunca exibido. O episódio foi criado por Mike Lazzo, que mesclou material de arquivo e original com um vídeo promocional de Denzel Washington sendo entrevistado sobre o Oscar, não existindo nenhuma conexão entre ambos os lados. Quando o programa começou a ser feito, entrevistas similares foram programadas com os convidados para atingir o mesmo efeito humorístico.
Antes que qualquer parte dos episódios seja escrita, o convidado é entrevistado por um membro da equipe, algumas vezes usando uma roupa de Space Ghost usada por Andy Merril em algumas aberturas de Cartoon Planet. Em uma sala vazia aonde ocorre a entrevista, o convidado é instruído com direções básicas para onde olhar quando "falar" com Zorak, Moltar ou Space Ghost.
O entrevistador também o instruí a se dirigir a ele como Space Ghost para mantêr a continuidade.
São feitas perguntas ao entrevistado que muitas vezes mantêm pouca ou nenhuma conexão com a presente na versão final do episódio. Depois de terminada, a entrevista é revista pelos escritores do programa, que tiram partes dela fora do contexto e da ordem, e depois as reorganizam de modo para responder novas perguntas de Space Ghost. O episódio é escrito em cima dessas reações inusitadas pelos escritores da Willians Street Studios (conhecida como Ghost Planet Industries).
A maior parte dos primeiros convidados do programa pareciam estar participando de uma entrevista convencional, mas a medida que a série avançou, cada vez mais convidados pareciam estar meramente cientes de que na edição estariam ao lado de personagens animados.
Alguns episódios foram escritos para acomodar de forma humorística a hostilidade de alguns convidados que chamavam o programa de farsa, como o comediante (e escritor de um episódio da série) Joel Hodgson, que se recusa a interagir com os personagens. Havia também convidados familiares com o formato do programa, como o comediante "Weird Al" Yankovic, que havia preparado respostas anteriormente, mas preferiu não usá-las.
E pra você ver como o desenho era tão surreal, olha só o episódio dos Tubarões que Explodem:
► No Brasil não passa mais, mas na terra da Rainha toda semana tem um episódio novo. O jeito é traduzir, né?
Nenhum comentário:
Postar um comentário